40 Graus (1991)

Lambada das Quebradas Vol 1 (1978)
 

 

O nome faz jus ao disco, é realmente quente. Um trabalho totalmente instrumental e dançante. Para mim o melhor trabalho do Mestre Vieira da guitarrada.

Vale observar a qualidade da gravação e a competência dos músicos que acompanham o mestre. Temos aqui novamente a presença de um dos baixistas mais técnicos e competentes da lambada e guitarrada –  José Augusto, codinome moela. Também destaco o desempenho do grande baterista Waldeci, filho do Mestre Vieira e foi criado no meio musical.

O LP já abre fervendo com a deliciosa “Australiana” que inicia com um arpejo utilizando o 5º, 3º e 6º graus da escala diatônica de Ré maior e segue arpejando em Sol maior e depois em Lá maior e segue com uma melodia muito bonita. A segunda música (Bom brasileiro) é um reggae/guitarrada que começa com um arpejo na tríade maior de Ré (Ré, Fá#, Lá ascendendo uma oitava acima as três notas). A terceira música (Bailarina) é um brega estilo jovem guarda, com uma melodia marcante. Na música tema do LP (40 graus) Vieira sola nervosamente, acentuando bem os tempos fortes, como se as cordas de sua guitarra estivessem queimando seus dedos.

O lado B também tem músicas muito boas, destaco a lambada “Moça Bonita” e o “Xote das Meninas”.

 

 

1. Australiana
Mestre Vieira  

 

2. Bom Brasileiro
Mestre Vieira  

 

3. Dancarina
Mestre Vieira  

 

4. 40 Graus
Mestre Vieira  

 

5. Vamos Brilhar
Mestre Vieira  

 

6. Meu Amigo
Mestre Vieira  

 

7. Segredo
Mestre Vieira  

 

8. Mistura
Mestre Vieira  

 

9. Festeiro
Mestre Vieira  

 

10. Moca Bonita
Mestre Vieira  

 

11. Japonesa Boa
Mestre Vieira  

 

12. Xote das Morenas
Mestre Vieira  

 

 
 
previous next
X