Desafiando (1983)

Lambada das Quebradas Vol 1 (1978)
 

A abertura do disco é marcante – o motor Possante de um carro de “Fórmula 1” rompendo as barreiras sonoras, aí Vieira assume o volante com uma melodia bem elaborada em tom de Ré maior.

A segunda música “Parabéns” começa com um “strings” de órgão, tocado por  Poça (antigo baixista), finalmente o tão sonhado “órgão” é inserido na guitarrada. A terceira música, “Moedas de ouro” é um bolerão cheio de charme. A quarta canção (neném de proveta) é um xote, onde Vieira se mostra indignado e não entende e nem acredita como um ser humano pode gerar um neném sem ter relações sexuais e com coração de plástico.

O lado A, fecha com a irmã gêmea da “Lambada da curupira”, a “Lambada da aianga” que é um bicho que mora no pé da “timburana”. Mais um tema folclórico bem elaborado. Destaco a bateria do grande Cassiano Pereira, que foi o responsável pela rítmica da guitarrada. Cassiano  gravou e tocou com Vieira até 1984, faleceu em 2009.

O lado B abre com a clássica “Sururu no galinheiro”. É incrível como Vieira consegue simular o cocoricó de uma galinha em sua guitarra sem usar nenhum efeito de pedais (aliás,  Vieira nunca usou pedais, salvo em algumas poucas gravações onde utiliza wah-wah  e delay). Destaco também o “Reggae Amazônico” e  “Angolana”. É interessante a estrutura rítmica dessa canção, a guitarra base utiliza figuras rítmicas de xote e reggae criando um novo ritmo.

 

 

1. Formula 1
Mestre Vieira  

 

2. Parabens
Mestre Vieira  

 

3. Moedas
Mestre Vieira  

 

4. Nene de Proveta
Mestre Vieira  

 

5. Som da Debutantes
Mestre Vieira  

 

6. Churrasco de Sapo
Mestre Vieira  

 

7. Lambada da Aianga
Mestre Vieira  

 

8. Sururu no Galinheiro
Mestre Vieira  

 

9. Velho Ditado
Mestre Vieira  

 

10. Desafiando
Mestre Vieira  

 

11. Inflacao
Mestre Vieira  

 

12. Angolana
Mestre Vieira  

 

 
 
previous next
X