XI Feira da Música de Fortaleza quer guitarrada em sua programação

Lambada das Quebradas Vol 1 (1978)
 

O grupo “Mestre Vieira e Os Dinâmicos” acaba de ser convocado para representar a música do Pará, na XI Feira da Música de Fortaleza, que acontecerá em agosto deste ano. Inscritos no evento desde abril, pela jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, o grupo recebeu a maior nota do júri especializado, encarregado de selecionar as 40 atrações do evento, que possui caráter internacional. Para confirmar a participação deles, porém, será necessário conseguir patrocínio para a compra das passagens. A Feira garante o resto, hospedagem e alimentação dos participantes, mas não o transporte para se chegar até lá.

O reencontro entre o guitarreiro e os músicos que formaram com ele o grupo Vieira e Seu Conjunto (1978 – 1992) aconteceu durante as filmagens do documentário que vem sendo realizado pela jornalista dentro do projeto Mestre Vieira – 50 anos de guitarrada – patrocínio do Programa Conexão Vivo, via Lei Semear do Governo do Estado.

Além de Vieira, o rei da guitarrada, o grupo é formado por Luis Poça (teclado), Idalgino Cabral (baixo), Lauro Onório (guitarra base) e Dejacir Magno (vocal), além do mais novo integrante, Jairo Gomes, que assumiu a bateria no lugar de seu Pereira, já falecido. A história deles está sendo contada no documentário que acaba de ganhar o nome de “Coisa Maravilha” e traça a trajetória de Mestre Vieira.

Algo interessante além do reencontro deles é o convite que recebem agora desta feira, que vai acontecer em Fortaleza, a cidade que no início dos anos 1980, recebeu Vieira e Seu Conjunto, na época um verdadeiro sucesso no nordeste, quando o grupo estourou com a música Melô do Bode, e vendeu mais de 300 mil cópias do seu segundo LP, Lambadas das Quebradas Vol. 2.

A Feira da Música de Fortaleza abrange três ações que acontecem em espaços distintos: O XI Encontro Internacional da Música, com palestras, oficinas, debates e aulas espetáculos; A Feira de Negócios, com exposição e vendas de equipamentos, instrumentos, presença de mídias (TVs, rádios, revistas, sites), instituições financeiras e culturais; e a XI Mostra de Música Independente, com cerca de 40 atrações se apresentando.

“A Feira da Música trabalha no sentido de abrir oportunidades de intercâmbio, circulação de grupos e produtos, fortalecimento de uma rede de relacionamento nacional, democratização de informações e reconhecimento da diversidade musical brasileira”, comentou Ivan Ferraro, coordenador geral do evento, ao ressaltar que a Feira conta com um público de aproximadamente 30 mil visitantes que se dividem entre as atividades apresentadas ao longo dos quatro dias. Além dos visitantes, a Feira hospeda cerca de 350 músicos de todo o Brasil.

“Vai ser emocionante tanto para os músicos quanto para o público cearense rever Mestre Vieira e seu Conjunto, quase 40 anos depois. Por isso queremos também aproveitar a oportunidade para gravar alguns depoimentos com produtores e radialistas que viveram a época em que Mestre Vieira e Os Dinâmicos estiveram por lá, para incluir no documentário. Esperamos e precisamos conseguir este apoio/patrocínio, pois não há como viabilizar isso através do projeto ”, complementa a jornalista.

 

Em sua décima primeira edição, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará, Ministério da Cultura, parcerias com o Sistema Sebrae, patrocínio do BNDES.

 

Serviço

Contatos com a produção de Mestre Vieira e Os Dinâmicos, pelo e-mail producaomestrevieria@gmail.com e telefones 91 8134.7719/ 9241.9626/ 88544673/ 3088.5858. No Facebook: https://www.facebook.com/mestrevieirapa

http://mestrevieiraeosdinamicos.tnb.art.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

 
 
previous next
X