Novidades na carreira de Mestre Vieira

Lambada das Quebradas Vol 1 (1978)
 

Mestre Vieira acaba de completar 80 anos e continua com muitos planos musicais. Mestre Vieira começou a tocar guitarra muito jovem, e na década de 1960 foi o criador do gênero que ficou conhecido como guitarrada.

Hoje tem mais de 20 discos solos gravados, um DVD dedicado aos seus 50 anos de carreira, e quer mais. Vieira se prepara para lançar novo CD. Intitulado “Guitarreiro do Mundo”, sairá pelo selo e ditroa Na Music. Em fevereiro do ano que vem, ele estará no “Porto Musical 2015”, evento que será realizado em Recife, em fevereiro. A proposta de Mestre Vieira foi selecionada, entre as 400 inscritas, pela curadoria do Porto Musical, evento que promove promove um grande intercâmbio de informações e circulação de música ao reunir artistas, curadores e produtores de todo o Brasil e outros países.

Os 80 anos do Mestre – Em sua cidade, uma grande festa foi realizada. No dia 29 de novembro, artistas de Belém e do município estavam lá para reverenciá-lo.  Mestre Curica, Pio Lobato, Givaldo Pastana, Félix Robatto, Fruta Quente, Kim Marques e Chimbinha foram algumas das atrações no palco do aniversário, montado com apoio da prefeitura de Barcarena, cidade natal de Vieira. “Eu fico feliz de ver que a minha música influenciou tantos outros e quantas pessoas conhecem hoje a guitarrada. Foi uma festa que parecia o Círio (risos). Eu não esperava tudo isso”, declarou ele.

Músicos e fãs de vários países, como Estados Unidos e Alemanha, telefonaram para dar os parabéns. “Eu fiquei muito emocionado… Feliz em ver que gente do mundo todo me conhece, conhece minha música. E não esperava tudo o que fizeram, todas as palavras que disseram, me emocionei muito mesmo”, diz ele.

VIDA NA MÚSICA

O primeiro LP de Mestre Vieira foi “Lambada das Quebradas”, lançado pela Continental em 1978. Este ainda trazia estampado na capa “Vieira e Seu Conjunto”, como se chamava à época. Com este primeiro passo, a guitarrada chegou até o nordeste e já no segundo LP, lançado em 1982, o grande guitarrista chegava a ter quase 300 mil cópias vendidas.

Quem hoje procura pelos antigos discos de vinil, encontra 13 LPs gravados pelo mestre até a década de 1990. Depois de passar um tempo longe da mídia, foi com “Os Mestres da Guitarrada”, gravado ao lado de Mestre Curica e Aldo Sena, que Mestre Vieira ganhou nova repercussão com suas composições instrumentais e a fama de guitarreiro ganhou o mundo.

O trabalho mais recente dele é o DVD “Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada”, mas Vieira já promete um novo CD para 2015. “É um projeto com muitas músicas novas e espero que faça muito sucesso. Quero continuar a fazer músicas novas e gravar, levar a guitarrada aos mais jovens”, diz ele. A intenção é que o repertório deste CD seja apresentado pela primeira vez durante o Parque Musical, em Recife, caso o apoio para as esperadas passagens aéreas chegue a tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

 
 
previous next
X