O que é

Lambada das Quebradas Vol 1 (1978)
 

Mestre Vieira, 50 Anos de Guitarrada

Criador da guitarrada, ritmo precursor da  lambada, Joaquim de Lima Vieira, conhecido como Mestre Vieira, é o tema do projeto “Mestre Vieira – 50 Anos de guitarrada”, cuja ideia surge em 2008. Em 2011, ao ganhar incentivo fiscal e patrocínio, o trabalho teve início com as gravações do documentário “Coisa Maravilha”, em 2011. No ano seguinte, em 2012, foi gravado o DVD 50 Anos de Guitarrada, que traz dois shows, ao vivo, no Theatro da Paz.

Lançado em 2013, o trabalho reuniu participações de diversos artistas da música paraense, além do convidado especial Fernando Catatau, da banda Cidadão Instigado (SP). Coordenado pela jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, o projeto é apoiado pela LEI SEMEAR do GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, com patrocínio da VIVO através do PROGRAMA CONEXÃO VIVO.

Patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará, a guitarrada é hoje o ritmo que mais influencia a nova geração de músicos e artistas paraenses que desponta no cenário nacional da música brasileira, levando o nome do Pará aos quatro cantos do país. A gravação do DVD foi realizada em julho de 2012, nos dias 11 e 12,  no Theatro da Paz. A estrutura musical do show foi dividido em dois dias.

O primeiro show do VD é marcante para a história da música paraense. 40 anos depois, Mestre Vieira voltou a tocar com sua banda original formada no final dos anos 1970 e com a qual gravou 13  (gravados entre 1978 e 1992)e circulou pelo nordeste vendendo mais de 300 mil cópias só do segundo LP, o Lambada das Quebradas vol. 2, tendo como hit a música “Melô do Bode”. Antes Vieira e Seu Conjunto e hoje Mestre Vieira e Os Dinâmicos. Dejacir Magno (voz), Luis Poça (teclado), Lauro Honório (guitarra base) e Idalgino Cabral (baixo).

No segundo dia de gravação Mestre Vieira entra no palco do Theatro da Paz com uma banda Base, recebendo músicos influenciados pelo som da guitarrada, como Felipe Cordeiro e Pio Lobato, além de admiradores do ritmo, como Manoel Cordeiro, a cantora, compositora e tecladista Iva Rothe e o Trio Manari.

A noite traz surpresas, como as participações dos músicos Luis Pardal, Paulinho Moura e Sebastião tapajós, que junto com Mestre Vieira lembrarão os tempos em que ele se dedicava ao choro, ainda na juventude. Os dois dias de shows terão entrada gratuita.

DOCUMENTÁRIO – O filme documentário “Coisa Maravilha – Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada” tem direção da própria Luciana Medeiros, e foi captado entre setembro e novembro do ano passado, em Belém e Barcarena, no Pará, com participação de artistas, músicos, pesquisadores e admiradores da guitarrada. Em fase de edição, será lançado em outubro, junto com o DVD.

Durante as filmagens, um dos momentos mais emocionantes foi o reencontro dos músicos do extinto Vieira e Seu Conjunto, hoje Os Dinâmicos e que rendeu um show apresentado no Festival Se Rasgum 2011, em Belém, gravado para o documentário. O show foi considerado por produtores, jornalistas e especialistas em música como o melhor show da noite de encerramento do evento.

SITE - O site oficial com biografia e discografia é um espaço aberto ã difusão da guitarrada através de notícias, agenda de shows, galeria de fotos e vídeos que coloca o ritmo paraense à disposição do mundo.

 

 
 
previous next
X