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Vieira e seu conjunto (1989)
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Sobre

Em 1989, Viera volta a gravar no estúdio da Rauland, emissora de rádio importante na difusão da música urbana paraense na época, e onde ele gravou seu primeiro disco, em 1978, quando o estúdio ainda se chamava ERLA. Os discos anteriores foram gravados no estúdio da Gravasom. Essa mudança de estúdio trouxe novidades à sonoridade às gravações do disco.

Podemos destacar como algo novo na sonoridade de sua guitarra, o uso do efeito de Delay em quase todas as faixas do álbum. É neste álbum que Vieira também aposta em uma nova invenção: O Cambará, cujas características em comum notadas nas músicas “No som do Cambará” e “Vamos Dançar o Cambará” são os tambores eletrônicos incorporados ao groove de bateria e uma das guitarras base, que executa um ritmo diferente.

Estas mesmas características se repetem em outras faixas do disco e são duas características que se assemelham a alguns estilos de música baiana que estouravam nacionalmente naquele momento. A segunda música, “Guitarra de Aço”, é um dos “caprichos” de Vieira, em andamento rápido e com muita improvisação. “Programador” destaca-se pela harmonia que se utiliza de dominante harmônico, nos remetendo a música de tourada.

Ficha Técnica

Produtor Fonográfico: Gravações Elétricas – Discos Continental
Co – Produção: Discofita Distribuidora Ltda
Direção Artística: Matheus Nazareth
Gerência Artística: Mauro Almeida
Direção de Produção: Jesus Couto
Engenheiro de Gravação e Mixagem: Luiz Mota
Assistente de Estúdio: Cláudio
Técnico de Editagem: Edson Marques
Supervisão de Corte: Milton Araujo
Foto: Manoel Nunes – Barcarena PA
Direção de Arte: Toshio H. Yamasaki
Produção Gráfica: Luiz Cordeiro
Assistente de Arte: Antonio Deliperi
Arranjos: Vieira

Músicos

Guitarra Solo: Vieira
Guitarra base: Dalgino Cabral
Contrabaixo: Augusto (Moela)
Teclados: Luiz Poça
Percussão: Vieirinha
Bateria: Antonio Carlos, Vieira Filho.
Vocalista: Denis
Coro: Nicinha, Suelene, João Batista.

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