Joaquim de Lima Vieira nasceu em 29 de outubro de 1934, em Barcarena, no Pará. Filho do português Zacarias Pinto Vieira e da paraense Sophia Rosa de Lima Vieira, o caçula da família cresceu entre irmãos e irmãs, correndo pelo quintal, jogando futebol e também nas rodas musicais. Ainda criança, ele já acompanhava os irmãos mais velhos que tocavam em rodas de samba.
Aos 05 anos, aprendeu a tocar banjo e, aos 14, o bandolim, chegando a ganhar um concurso de Melhor Solista do Pará, na Rádio Clube, em Belém. Depois, Vieira também aprendeu cavaquinho e violão. Nesta época, início dos anos 1960, formou seu primeiro conjunto regional. Foi somente na segunda metade dos anos 1960, que ele se encantaria pela guitarra. Vieira foi ao cinema com o sobrinho e viu na tela pela primeira vez o instrumento, que conhecia apenas pelo nome de ‘pau elétrico’. Foi à primeira vista, no escurinho do cinema. Tinha que dar certo.
Com a guitarra inserida no conjunto, o grupo regional eletrificou e ganhou o nome de Os Dinâmicos que, poucos anos depois, se tornaria Vieira e Seu Conjunto, gravando o primeiro LP “Lambadas das Quebradas”, em 1978, e o último, “40 Graus”, em 1991. Ao todo foram 13 LPs gravados.