album-art

Vieira e seu conjunto (1985)
00:00

Sobre

Em 1985, o sétimo álbum da discografia do Vieira abre com Loirinha, uma composição instrumental, uma espécie de “forró-reggae” com melodia quase pentatônica e bluesy. É, provavelmente, a faixa deste álbum que mais se destacou na mídia, seguida por “Bolinha”, na qual Vieira usa e abusa dos seus famosos bends de meio-tom. O disco segue com mais duas faixas instrumentais e duas canções com ritmos nordestinos. O lado A encerra com “Passaporte”, outro dos seus boleros em Ré menor.

Já o lado B abre com “Vamos dançar a Cúmbia”, a primeira música de sua discografia que traz no título a palavra cúmbia, embora seus aspectos instrumentais não se assemelhem tanto a esse estilo. Bode de ioiô revê uma antiga e verídica história da cidade de Fortaleza. O disco encerra com Rock ́n ́roll em homenagem ao primeiro Festival Rock ́in Rio. Há uma característica interessante acerca da sonoridade da guitarra de Vieira neste disco, a de que além de um registro sonoro principal no canal central, existe outro registro, (possivelmente de um microfone de sala) em intensidade mais baixa e com bastante reverb no canal direito.

Na contracapa do LP não há ficha técnica com o nome de todos os músicos que gravaram o trabalho, mas conseguimos incluir aqui nesta discografia, graças às informações de Idalgino Cabral (Dalgino Cabral) repassadas a Givaldo Pastana pelas informações.

Ficha Técnica

Produtor Fonográfico: Gravações Elétricas
Direção Artística: Wilson Souto Jr.
Direção de Produção: Jesus Couto
Arranjos e Regência: Joaquim de Lima Vieira
Técnico de Gravação: Fernando Arthur e W. Hertz
Estúdio: Gravasom e Gravodisc – São Paulo
Mixagem: Carlinhos, Elcio e Orlando – São Paulo
Técnicos de Edição: Paulo Ferreira e Aquilino
Foto: Manoel Nunes
Capa: WOM Publicidade
Distribuição: Continental

Músicos:

Guitarra Solo: Vieira
Guitarra Base: Lauro, Ademar
Baixo: Pedrinho
Percussão: Nenê, Waldir, João Oliveira
Órgão: Luis Possa
Vocal: Ademar, Soatá

Compartilhar: