album-art

Vieira e seu Conjunto (1978)

Sobre

Gravado em Belém (PA), no estúdio da rádio Rauland, em quatro canais, “Lambadas das Quebradas” Vol. 1, disco de 1978, traz os primeiros sucessos tocados por Vieira, como A Lambada da Baleia, que conta um fato pitoresco ocorrido na cidade em 1974, e Lambadas das Quebradas, que dá título ao disco, também composta muito antes de ser gravada, entre 1974 e 1975. As gravações foram realizadas e acompanhadas pelo representante da gravadora Continental em Belém, Jesus Couto.

Destaca-se também a “Lambada da Curupira”, inspirada na lenda do ser mitológico protetor das matas; e “Lambada da bicharada”, na qual Vieira emula com sua guitarra os sons de galinhas, boi, bode e outros animais. É uma grande festa dos bichos na fazenda. O álbum encerra com um bolero, o que também se tornaria uma marca.

O álbum de estreia traz características que se repetiriam em todos os álbuns posteriores, como a inclusão de um bolero, e que se estenderam até o seu nono álbum, como a presença de seres da lendas amazônicas que iniciam aqui e seguem com firmeza até o terceiro álbum, reaparecendo ainda em outros posteriores, e a inserção de uma seção de solos de improvisação, nas sequencias instrumentais com o explícito objetivo de demonstração virtuosística, característica que viria a marcar toda a sua discografia.

Ficha Técnica

Produtor fonográfico: Discos Continental
Direção artística: Waldemar Farias
Assistente de estúdio: Jesus Couto
Arranjos: Joaquim de Lima Vieira
Corte: Ademilton Vila Nova
Estúdio: Rauland (Belém)
Adm. Repertório: Odair Corona
Data de gravação: Outubro / 1978
Distribuição: Chantecler

Músicos
Guitarra Solo – Vieira
Guitarra Base – Coalhada
Contra – Baixo – Carequinha
Bateria – Cocada
Pandeiro – Papa Veia
Ganzá – Sombra
TremeTerra – Canela de Vidro
Cantor – Quiabão

Compartilhar: