Sobre
O LP Melô da Cabra, gravado em 1982, merece destaque. Além de conter um dos seus maiores “hits” de todos os tempos, a “Lambada Jamaicana”, o disco traz outras grandes músicas como “Lambada Força Total”, “Lambada do Professor”, “Nordestino na Dança” e “Lambada das Malvinas”, momentos de maior “energia” do álbum.
Em “Melô do Bandolim” e “Lambada do Professor”, Vieira toca bandolim, instrumento que tocava muito antes da guitarra elétrica. Ele gravou outras músicas homenageando o bandolim em discos posteriores. A faixa “Melô da cabra” é, possivelmente, mais uma investida sobre o sucesso alcançado com “Melô do Bode”, em 1980. E a qualidade de seus boleros parece ficar a cada disco melhor. “Nordestino na dança” está classificada como “Passaito”, que não é um ritmo, mas faz alusão a cantores e grupos colombianos apontados como representantes da era de ouro da cúmbia colombiana, tocadores também de merengues.
Neste álbum, notamos importantes alterações na formação do conjunto: o baixo é dividido entre Nonato e Luís Poça (este último, posteriormente, se tornará o tecladista do conjunto) e Magno, que é substituído pelo cantor Cloriomar. Este álbum traz um sotaque rítmico nordestino, ausente apenas nas Lambadas, e nos iê-iê-iês “Cocada” e “Viver com Deus é Melhor”. O LP também apresenta melhor qualidade de gravação/produção em relação aos anteriores.